Guilherme Matter nasceu em 20 de março de 1904 em Wiesbaden, Alemanhae começou a pintar muito cedo, sendo distinguido pela primeira vez em 1917, com o prêmio "Caminho livre ao talentoso".
Estudou artes plásticas com o professor Dr. Angermuller, além de viajar em estudos para a Holanda, Suíça, França e Itália. Em Paris fez cursos de figurinista e modelador, ocasião que aproveitou para estudar pintura junto aos artistas do Quartier Latin, entre eles Sauergap e Oudará. Nesta época já participava de exposições em Paris, Lion, Reims, Verdun, e marselha, e também, na Alemanha, nas cidades de Framkfurt, Monúcia e Wiesbaden.
Em maio de 1924, juntamente com seus pais, transferiu residência para o Brasil, deixando de pintar por alguns anos,
Reiniciou sua pintura em 1935, quando conheceu Curitiba, o escultor João Turin eos professores Carlos Barontini e Guido Viaro, que o inccentivaram a continuar a carreira artística.
Ja bem aclimatadocom as paisagens paranaenses, tomou parte em todos os salões oficiais, tendo obtido, bastante êxito, recebendo várias menções honrorosas, Medalhas e diversos prêmios de aquisição.
Fez exposições no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Joinville e Ponta Grossa, recebendo boa acolhida da crítica especializada.
Sua arte está bem representrada junto aos colecionadores da França, Bélgica, Alemanha, Dinamarca Suécia, Estados Unidos, Argentina, e Uruguai, Além do Brasil.
O óleo "Plantação de Trigo", integrando o conjunto de obras que enfocam o planalto paranaense, é característico de sua produção acadêmica e documenta um aspecto básico de fifiogeografia do Estado, cuja presença no cenário nacional ainda é marcada pela força de sua atividade agrícola. Trata-se de um campo cultivado da região de Guarapuava, captado atravéz de um colorido intenso, deixando entrever tênues marcas de tendência impressionista.